A pesquisa intitulada, Tangram e Origami: construindo conceitos
geométricos nos anos iniciais, foi realizada a partir da percepção das
dificuldades que os alunos sentem em trabalhar Matemática quando chegam ao
ensino fundamental II e do entendimento de que o uso do tangram e do origami
nos anos iniciais, ajudará o aluno a ter uma melhor aptidão para a matemática,
pois conhecerá seu lado lúdico. Desta forma, a utilização de novas práticas no
ensino traz uma intensidade e significação tanto para o professor como para a
criança que está aprendendo algo novo.
Alfabetização: o
desenvolvimento dos níveis de escrita
faz uma discussão sobre a principal finalidade do
primeiro ano do ensino fundamental que é desenvolver nos alunos a leitura e a
escrita e, ainda, mostra como é imprescindível que o professor busque uma
metodologia que os tornem autônomos no processo de busca do conhecimento,
construindo as bases que lhes permitam êxito durante a sua trajetória escolar,
conforme orienta a teoria sócia construtivista.
0 comentários:
Postar um comentário