Banners apresentados no II Encontro Nacional do PIBID em São Luiz do Maranhão

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Com o tema, Família e Escola: uma observação na escola Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis no Município de Arapiraca – AL, a pesquisa procura discutir as primeiras experiências das acadêmicas do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) que fazem parte do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), oportunizando unir a teoria e a prática, bem como estimulando o ingresso de acadêmicos de licenciaturas na prática docente. Através do subprojeto intitulado Necessidades Formativas de Professores dos anos Iniciais do Ensino Fundamental.




A pesquisa intitulada, Tangram e Origami: construindo conceitos geométricos nos anos iniciais, foi realizada a partir da percepção das dificuldades que os alunos sentem em trabalhar Matemática quando chegam ao ensino fundamental II e do entendimento de que o uso do tangram e do origami nos anos iniciais, ajudará o aluno a ter uma melhor aptidão para a matemática, pois conhecerá seu lado lúdico. Desta forma, a utilização de novas práticas no ensino traz uma intensidade e significação tanto para o professor como para a criança que está aprendendo algo novo. 




Alfabetização: o desenvolvimento dos níveis de escrita faz uma discussão sobre a principal finalidade do primeiro ano do ensino fundamental que é desenvolver nos alunos a leitura e a escrita e, ainda, mostra como é imprescindível que o professor busque uma metodologia que os tornem autônomos no processo de busca do conhecimento, construindo as bases que lhes permitam êxito durante a sua trajetória escolar, conforme orienta a teoria sócia construtivista.



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