Slide apresentados no II Encontro Nacional do PIBID em São Luiz do Maranhão

| |
0 comentários
Dificuldades de Aprendizagem: Relato de Experiências Adquiridas no 1º Ano da Escola Estadual Pedro de França Reis’’. Jogo de 19 slides apresentados no Relato de Experiências, pelas bolsistas: Amanda Magalhães Barbosa, Kyvia, Camila Pinheiro dos Santos e Ruth Késia Silva Nogueira no III ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS II SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID que foi realizado na Universidade Federal do Maranhão.

Objetivo do trabalho: Identificar as dificuldades de aprendizagem que estão presentes em 40% dos alunos, com faixa etária de seis anos e que supostamente apresentam tais dificuldades devido a fatores de caráter emocional, social, afetivo e cultural.




Jogo de 11 slides - “Necessidades Formativas de Professores dos Anos Inicais do Ensino Fundamental” – apresentados em Comunicação Oral no III ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS II SEMINÁRIO NACIONAL DO PIBID que foi realizado na Universidade Federal do Maranhão, pelas Coordenadoras do subprojeto, profªs Cristina Maria Bezerra de Oliveira e Elizete Santos Balbino.



Leia Mais

Planos de aula

| |
0 comentários
O plano de aula funciona como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas. De maneira bem sintetizada pode-se dizer que o plano de aula é uma previsão de tudo o que será feito dentro de classe em um período determinado.

Fonte: Educador

Segue abaixo o Planejamento de intervenção do Pibid Pedagogia Uneal, na sala de aula:



Anexo 1
I. Plano de Aula:
Data: 13/11/2012
II. Dados de Identificação:
Escola: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA PROFESSOR PEDRO DE FRANÇA REIS
Professor (a): EDINEUZA
Disciplina:
Série: 1º ANO
Turma: UNICA
Período: VESPERTINO
III. Tema:
- Trabalhando o alfabeto com música.
IV. Objetivos:
Objetivo geral: Promover e facilitar a aprendizagem através da música;
Objetivos específicos: Fazer a relação entre fonema-grafema, utilizando os recursos sonoros e visuais do DVD;
Promover a liberdade da escolha de uma música;
Incentivar a interação entre os alunos.
V. Conteúdo: Música

VI. Desenvolvimento do tema:
As bolsistas utilizarão os recursos da escola para realizar a atividade. No dia proposto, as crianças serão levadas para a sala de vídeo, onde sentarão em circulo;
Em seguida, iremos incentivar aos alunos cantarem juntos a música do alfabeto, para ajudar em sua memorização, tendo em consideração que alguns ainda não conseguem aprender as letras ou vincular as letras ao som.
Após a música do alfabeto, as bolsistas junto aos alunos, irão fazer a relação entre letra e som, utilizando o alfabeto que aparecerá na tela do DDD.
Passado o momento do alfabeto, os alunos terão liberdade para escolher e cantar em dupla as músicas do DVD da galinha pintadinha, enquanto o restante dos alunos ficarão apoiando e incentivando os colegas a realizar essa atividade.


VII. Recursos didáticos: Aparelho de DVD; Televisão; Músicas: Microfones.
VIII. Avaliação: Será avaliada a participação e a interação do aluno durante a atividade.
XIX. Bibliografia:


Anexo 2
I. Plano de Aula:
Data: Data: 19/03/13
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Matemática
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 2h/a
III. Tema:
As formas geométricas em relação ao cotidiano do aluno.
IV. Objetivos:
Identificar as diferentes formas geométricas.
Analisar as diferentes características das formas geométricas.
Desenvolver a atenção e concentração dos alunos durante a realização do bingo das formas geométricas.
V. Conteúdo:
As formas geométricas
VI. Desenvolvimento do tema:
Aula expositiva.
No decorrer da explicação, relacionar algumas das formas geométricas com objetos da sala de aula e do cotidiano do aluno.
Discussão/debate entre a turma.
Bingo das formas geométricas.
VII. Recursos didáticos:
Cartaz.
Figuras de formas geométricas.
Cartelas com figuras de formas geométricas.
VIII. Avaliação:
Da participação/envolvimento da turma durante a exposição.
Do desempenho dos alunos durante a realização do bingo.
XIX. Bibliografia:
PASSOS, Célia. Eu gosto de matemática, 1ª série (2º ano)/Célia Passos, Zeneide Silva. – São Paulo; Companhia Editora Nacional, 1996.


Anexo 3
I. Plano de Aula:
Data: 18/06/13.
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Português
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 2h/a
III. Tema: O reconhecimento de sílabas simples e complexas no desenvolvimento da leitura e escrita.
IV. Objetivos:
Identificar as sílabas simples e complexas.
Desenvolver a atenção e concentração dos alunos durante a realização do bingo.
V. Conteúdo:
As sílabas simples e complexas.
VI. Desenvolvimento do tema:
Aula expositiva.
Discussão entre a turma.
Realização do bingo das sílabas simples e complexas.
VII. Recursos didáticos:
Quadro negro e giz.
Cartelas com sílabas simples e complexas.
Milho de pipoca para marcar as cartelas.
VIII. Avaliação:
Da participação/envolvimento dos alunos durante a aula.
Do desempenho dos alunos durante a realização do bingo.
XIX. Bibliografia:
BRAGANÇA, Angiolina Domanico. Porta de Papel: língua portuguesa, 1ª série/ Angiloina Domanico Bragança, Izabela Pessoa de Melo Carpaneda, Régia Iára Moreira Nassur. – São Paulo; FTD, 1996. (coleção Porta de Papel) – Edição renovada.

Anexo 04
I. Plano de Aula:
Data: 16/04/13
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Matemática
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 1h/a
III. Tema: Conhecendo as dezenas e unidades.
IV. Objetivos:

Analisar as dezenas e unidades.
Compreender como utilizar dezenas e unidades na resolução de exercícios.
V. Conteúdo:
Dezenas e unidades.
VI. Desenvolvimento do tema:
Aula expositiva com auxílio de quadro negro e giz.
VII. Recursos didáticos:
Quadro negro e giz.
Material dourado.
VIII. Avaliação:
Participação/envolvimento dos alunos durante a explicação do conteúdo.
Atividade individual sobre o conteúdo abordado.
XIX. Bibliografia:
PASSOS, Célia. Eu gosto de matemática, 1ª série( 2º ano)/Célia Passos, Zeneide Silva.– São Paulo; Companhia Editora Nacional, 1996.

Anexo 5
I. Plano de Aula:
Data: 27/11/12 e 28/11/12.
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Português
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 2h/a
III. Tema: A utilização de rótulos como recurso didático.
IV. Objetivos:

Analisar letras de imprensa/bastão e cursiva.
Identificar palavras que contém as iniciais do nome de cada aluno e/ou letras dos seus nomes.
Analisar as informações contidas no rótulo como data de fabricação e validade, quilogramas, gramas, Ml e informações nutricionais.
Observar as imagens que representam cada produto.
V. Conteúdo:
Letras bastão/imprensa e cursiva.
Informações contidas nos rótulos.
VI. Desenvolvimento do tema:
Solicitar aos alunos que tragam nesse dia rótulos.
Colar no caderno um rótulo.
Transcrever no caderno as palavras dos rótulos que contém as iniciais e/ou letras dos seus nomes e circular as mesmas.
Fazer um desenho que represente o produto.
VII. Recursos didáticos:
Rótulos.
Caderno.
Cola.
Lápis e borracha.
VIII. Avaliação:
Do desempenho e concentração dos alunos durante a realização da atividade.
XIX. Bibliografia:
CAVÉQUIA, Marcia Paganini. A escola é nossa: letramento e alfabetização, 2º ano/ Marcia Paganini Cavéquia. – São Paulo: Scipione, 2011. – (Coleção a escola é nossa).


Anexo 6
I. Plano de Aula:
Data: 19/03/13
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Ciências
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 1h/a
III. Tema: Conhecendo o ser vivo planta.
IV. Objetivos:
Analisar a constituição/características das plantas.
Compreender o ciclo de vida da planta.
V. Conteúdo:
Constituição e ciclo de vida das plantas.
VI. Desenvolvimento do tema:
Aula expositiva.
Comparação do ciclo de vida das plantas com o dos outros seres vivos.
Atividade em que os alunos devem identificar na figura de um pé de tomate as suas respectivas partes: folha, flor, fruto, caule, raiz e pintá-la.
VII. Recursos didáticos:
Cartaz contendo a figura de uma árvore com a nomeação de suas respectivas partes.
Atividade com a figura de um pé de tomate.
VIII. Avaliação:

Da participação/envolvimento dos alunos durante a exposição
Do desempenho dos alunos na realização da atividade
XIX. Bibliografia:
VASCONCELOS, Adson. Atividade na sala de aula, 1º ano: ensino fundamental/ Adson Vasconcelos. – 1. Ed. – São Paulo: 2010. – (Coleção atividade na sala de aula).
Anexo 7
I. Plano de Aula:
Data: 14/05/13
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Matemática
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 2h/a
III. Tema: Apresentação e representação dos números em dezenas e unidades.
IV. Objetivos:
Identificar dezenas e unidades. Somar.
V. Conteúdo:
Dezenas e unidades.
Adição.
VI. Desenvolvimento do tema:
Atividade em que os alunos devem circular entre alguns grupos de cartões (cada cartão representado pelo número dez) aquele que indica dez dezenas; escrever em algarismos os números formados pelas dezenas e unidades indicadas em uma outra questão e, efetuar contas de adição.
VII. Recursos didáticos:
Quadro negro e giz.
Caderno.
Lápis e borracha.
VIII. Avaliação:
Do desempenho dos alunos na resolução da atividade.
XIX. Bibliografia:
PASSOS, Célia. Eu gosto de matemática, 1ª série (2º ano) /Célia Passos, Zeneide Silva. – São Paulo; Companhia Editora Nacional, 1996.

Anexo   8
I. Plano de Aula:
Data: 05/03/13
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Ciências.
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 1h/a
III. Tema: Diferenciação entre os seres vivos e não vivos.
IV. Objetivos:
Identificar os seres vivos e os seres não vivos.
V. Conteúdo:
Seres Vivos.
VI. Desenvolvimento do tema:
Aula expositiva e dialogada.
Socialização dos alunos a respeito do conteúdo explicado.
Utilização de objetos que caracterizem seres vivos e não vivos, como por exemplo: árvore (ser vivo) e a caneta (ser não vivo).
Atividade individual sobre o conteúdo abordado.
VII. Recursos didáticos:

Atividade do livro didático.
VIII. Avaliação:

Participação/envolvimento dos alunos durante a explicação do conteúdo.
Desempenho dos mesmos na resolução da atividade. 
XIX. Bibliografia:
VASCONCELOS, Adson. Atividade na sala de aula, 1º ano: ensino fundamental/ Adson Vasconcelos. – 1. Ed. – São Paulo: 2010. – (Coleção atividade na sala de aula).

Anexo 9
I. Plano de Aula:
Data: 27/11/2012
II. Dados de Identificação:
Escola: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA PROFESSOR PEDRO DE FRANÇA REIS
Professor (a): EDINEUZA
Disciplina:
Série: 1º ANO
Turma: UNICA
Período: VESPERTINO

III. Tema:
-  A história da minha escola

IV. Objetivos:
Objetivo geral: Promover o desenvolvimento da comunicação oral e produção de texto.

Objetivos específicos: Aprimorar a fala em situação de comunicação oral ;
Participar de uma situação de comunicação oral formal;
Estimular a produção de textos em linguagem escrita;
Incentivar a interação entre os alunos.

V. Conteúdo: CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS

VI. Desenvolvimento do tema: Serão utilizadas gravuras de histórias conhecidas onde os alunos iram desenvolver sua própria produção de forma oral o que tem como objetivo desenvolver nos alunos a oralidade e a produção de textos criados por eles. Logo depois será falado a respeito da historia da escola e a importância de cada funcionário para o funcionamento da mesma.
Os alunos iram fazer um passeio pela escola com um questionário.  A proposta é que os mesmo façam entrevistas com os funcionários e observem o ambiente escolar fazendo anotações do que acham interessantes, ao chegarem à sala de aula todas as observações feitas serão socializadas entre os mesmos.
VII. Recursos didáticos: Gravuras de Histórias infantis, Reconhecimento do prédio da escola,Lápis e Caderno.

VIII. Avaliação: Será avaliada a participação do aluno durante a realização das atividades.



Anexo 10
I. Plano de Aula:
Data: 02/07/2013
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola: Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis
Professor (a): Edineuza
Disciplina:Língua Portuguesa
Série: 2º ano
Turma: única
Período: Vespertino

III. Tema: Aula no laboratório de informática
-
IV. Objetivos: 
Objetivo geral: Proporcionar o contato entre os alunos e os computadores.
Objetivos específicos: Promover o contato com as ferramentas do computador;
Promover a fixação dos conteúdos vistos em sala de aula através de jogos educativos
V. Conteúdo: Jogos educativos
VI. Desenvolvimento do tema: descrição da abordagem teórica e prática do tema

VII. Recursos didáticos: Sala de informática Ferramentas do computador;
Internet;
VIII. Avaliação: Será avaliado o contato das crianças com o computador, bem como sua aprendizagem e raciocínio
XIX. Bibliografia:


Anexo 11
I. Plano de Aula:
Data: 06/11/13
II. Dados de Identificação:
Escola: Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis
Professor (a): Edineuza
Disciplina:Língua Portuguesa
Série: 1º ano
Turma: única
Período: Vespertino

III. Tema:
- Aula voltada para o desenvolvimento da aprendizagem por meio da ludicidade
IV. Objetivos
Objetivo geral Promover e facilitar a aprendizagem dos alunos por meio da ludicidade
Objetivos específicos: Fazer a relação entre o objeto e sua escrita ;
Promover a interação entre os alunos
V. Conteúdo:  Relação fonema- grafema
VI. Desenvolvimento do tema: A atividade foi realizada na sala de aula, os  alunos demonstraram alegria ao verem os brinquedos, além de curiosidade e expectativa acerca do que iriam fazer;
As regras da brincadeira “ Caça tesouro” foram explicadas, cada aluno possuía em mãos um brinquedo e as placas que continham os nomes de cada brinquedo foram devidamente espalhadas, assim os estudantes procuravam pela sala a escrita correspondente ao seu brinquedo. Entretanto, um aluno que se destaca por seu comportamento tímido se recusou a participar.
As crianças conseguiram realizar o que era proposto, apesar de algumas apresentarem certas dificuldades para isso. Em seguida cada criança escolheu e escreveu no quadro o nome de um brinquedo pertencente a um colega;
VII. Recursos didáticos: Brinquedos; Papel emborrachado Tesoura; Lápis hidrocor
VIII. Avaliação: Será avaliado a interação e participação dos alunos;
Desempenho demonstrado pelos alunos;
.
XIX. Bibliografia:
Anexo 12
I. Plano de Aula:
Data: 09/04/13

II. Dados de Identificação:
Escola: Escola Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis
Professor (a): Edineuza Maria Góes
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 2º ano
Turma: ‘’U’’
Período: Vespertino

III. Tema: Combinados da turma

IV. Objetivos:
Objetivo geral: Fazer as regrinhas com participação de todos. Onde todos possam entender o que pode e o que não pode na escola.
Objetivos específicos:
V. Conteúdo: Saber sobre o passado, presente e futuro e envolver a família nos estudos dos filhos.

VI. Desenvolvimento do tema: Pedir para que cada aluno leve fotos desde a barriga da mamãe e que seus pais falem sobre aquela foto com que foi onde estavam etc... Assim na aula do dia seguinte faremos o painel da infância com todas as fotos deles. Cada um vai falar sobre suas fotos, e toda turma irá socializar. Faremos perguntas para gerar suas curiosidades a respeito daqueles momentos. Além de relatarmos sobre noções de tempo como o passado, presente e futuro.

VII. Recursos didáticos: (quadro, giz, retro-projetor, etc.) e fontes histórico-escolares (filme, música, quadrinhos, etc.)

VIII. Avaliação: Será avaliada a participação dos alunos , bem como o envolvimento dos pais..

XIX. Bibliografia
Anexo 13
I. Plano de Aula:
Data: 16/04/2013 e 17/04/2013
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis
Professor (a): Edineuza Maria Góes
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 2º ano
Turma: ‘’U’’
Período: Vespertino

III. Tema:
Conhecendo o jornal
IV. Objetivos:
Objetivo geral: Desenvolver o gosto pela leitura e escrita através do jornal.
Objetivos específicos: Reconhecer todos os tipos de jornais;
Desenvolver mais a coordenação motora.
Promover autonomia.

V. Conteúdo: Jornal

VI. Desenvolvimento do tema: Na primeira aula :Explicar os diversos tipos de jornal manual, televisionado, as noticias, os classificados e os anúncios. Em seguida cada um pode olhar e escolher a noticia que mais chamou sua atenção, então os alunos irão escolher e colar em uma folha, em seguida realizar uma apresentação para os colegas sobre o texto que escolheram. Passaremos como tarefa de casa cada um assistir um jornal com os pais para contra no dia seguinte e trazer a noticia escrita. Na segunda aula: Ao chegarem apresentaram a notícia feita com ajuda dos pais, depois realizaram corte e colagem do jornal para montar um texto e após o intervalo foi criado um jornal da turma com a notícia do dia intitulado “Menino chutador de garrafas. Cuidado”! E transcreveram para o caderno.

VII. Recursos didáticos: Jornal, tesoura, cartolina, cola, caderno, gravuras e lápis.

VIII. Avaliação: Será avaliado o interesse dos alunos pelo assunto novo e suas interações com a aula realizaram uma tarefa de colagem de figuras e palavras formando um texto. E também criaram um jornal com a notícia da própria turma.
XIX. Bibliografia:
A
Anexo 14
I. Plano de Aula:
Data: 08/05/2013
II. Dados de Identificação:
Escola: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA PROFESSOR PEDRO DE FRANÇA REIS
Professor (a): EDINEUZA
Disciplina:
Série: 2º ANO
Turma: UNICA
Período: VESPERTINO
III. Tema:
- Disputa de Leitura

IV. Objetivos:
Objetivo geral: Fortalecer o processo de leitura de frazes e textos;
Criar o hábito de leitura;
Discutir sobre o texto, promovendo a capacidade crítica e reflexiva;
Interpretação e compreensão de novas palavras.
V. Conteúdo: Histórias e frases variadas;
VI. Desenvolvimento do tema:
Escrever no quadro um grupo de frases para que cada aluno leia a frase quando for a sua vez, a ordem será determinada pela professora e a escolha da frase será relacionada ao nível de aprendizagem de cada aluno. A atividade terá como motivação, a atribuição de pontos, visto que os alunos mostram interesse em competir entre eles, no fim ganha o grupo (meninos ou meninas) que ler o maior número de frases (curtas ou longas). Logo em seguida será escrito no quadro o texto‘’ Identidade’’, para que os alunos transcrevam no caderno, o texto será lido e em seguida interpretado pelos alunos. Depois será passada uma atividade para casa, pois fazendo a leitura do texto junto com os pais para responder as perguntas sobre o texto, a criança pratica a interpretação do que lê, e facilita bastante à compreensão das palavras.
VII. Recursos didáticos: Quadro; Giz; Livro.

VIII. Avaliação: Será avaliada a participação do aluno durante a realização das atividades.

XIX. Bibliografia:


Anexo 15
I. Plano de Aula:
Data: 03/07/2012
II. Dados de Identificação:
Escola: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA PROFESSOR PEDRO DE FRANÇA REIS
Professor (a): EDINEUZA
Disciplina:
Série: 1º ANO
Turma: UNICA
Período: VESPERTINO
III. Tema:
- Confecção de fantoches de papelão

IV. Objetivos:
Objetivo geral: Estimula a criatividade do aluno e favorecer  a socialização através de atividades em grupo.
Objetivos específicos: Estimular o pensamento simbólico;
Comunicação por meio de personagens;
Construir  materiais lúdicos com materiais recicláveis;
Construção de seus próprios materiais para atividades interdisciplinares.

V. Conteúdo: Construção de histórias

VI. Desenvolvimento do tema:
A aula será iniciada com a apresentação de figuras onde as crianças terão que pintar, logo depois as figuras serão recortadas  e coladas em papelão para a criação dos fantoches.Por fim será solicitado aos alunos que  dêem nome aos personagens e criem  histórias com os mesmos.
VII. Recursos didáticos: cola, lápis de cor, papelão, palito de churrasco e tesoura.

VIII. Avaliação: Será avaliada a participação do aluno durante a confecção dos fantoches;
A interação do mesmo durante a criação das histórias.

XIX. Bibliografia:
Leia Mais