O plano de aula funciona como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas. De maneira bem sintetizada pode-se dizer que o plano de aula é uma previsão de tudo o que será feito dentro de classe em um período determinado.
Fonte: Educador
Segue abaixo o Planejamento
de intervenção do Pibid Pedagogia Uneal, na sala de aula:
Anexo 1
I. Plano de Aula:
Data: 13/11/2012
|
II. Dados de Identificação:
Escola: ESCOLA DE EDUCAÇÃO
BASICA PROFESSOR PEDRO DE FRANÇA REIS
Professor (a): EDINEUZA
Disciplina:
Série: 1º ANO
Turma: UNICA
Período: VESPERTINO
|
III. Tema:
- Trabalhando o alfabeto
com música.
|
IV. Objetivos:
Objetivo geral: Promover e
facilitar a aprendizagem através da música;
Objetivos específicos:
Fazer a relação entre fonema-grafema, utilizando os recursos sonoros e
visuais do DVD;
Promover a liberdade da escolha de uma
música;
Incentivar a interação entre os
alunos.
|
V. Conteúdo: Música
|
VI. Desenvolvimento do tema:
As bolsistas utilizarão os recursos da escola para realizar a atividade. No dia proposto, as crianças serão levadas para a sala de vídeo, onde sentarão em circulo;
Em seguida, iremos incentivar aos alunos cantarem juntos a música do alfabeto, para ajudar em sua memorização, tendo em consideração que alguns ainda não conseguem aprender as letras ou vincular as letras ao som.
Após a música do alfabeto, as bolsistas junto aos alunos, irão fazer a relação entre letra e som, utilizando o alfabeto que aparecerá na tela do DDD.
Passado o momento do alfabeto, os alunos terão liberdade para escolher e cantar em dupla as músicas do DVD da galinha pintadinha, enquanto o restante dos alunos ficarão apoiando e incentivando os colegas a realizar essa atividade.
|
VII. Recursos didáticos: Aparelho
de DVD; Televisão; Músicas: Microfones.
|
VIII. Avaliação: Será
avaliada a participação e a interação do aluno durante a atividade.
|
XIX. Bibliografia:
|
Anexo 2
I. Plano de Aula:
Data: Data:
19/03/13
|
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Matemática
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 2h/a
|
III. Tema:
As formas geométricas em relação ao cotidiano do aluno.
|
IV. Objetivos:
Identificar as diferentes formas geométricas.
Analisar as diferentes características das formas
geométricas.
Desenvolver a atenção e concentração dos alunos durante a
realização do bingo das formas geométricas.
|
V. Conteúdo:
As formas geométricas
|
VI. Desenvolvimento
do tema:
Aula expositiva.
No decorrer da explicação, relacionar algumas das formas geométricas com objetos da sala de aula e do cotidiano do aluno. Discussão/debate entre a turma. Bingo das formas geométricas. |
VII. Recursos didáticos:
Cartaz.
Figuras de formas geométricas.
Cartelas com figuras de formas geométricas.
|
VIII. Avaliação:
Da participação/envolvimento da turma durante a exposição.
Do desempenho dos alunos durante a realização do bingo.
|
XIX. Bibliografia:
PASSOS, Célia. Eu gosto de matemática, 1ª série (2º
ano)/Célia Passos, Zeneide Silva. – São Paulo; Companhia Editora Nacional,
1996.
|
Anexo 3
I. Plano de Aula:
Data: 18/06/13.
|
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Português
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 2h/a
|
III. Tema: O
reconhecimento de sílabas simples e complexas no desenvolvimento da leitura e
escrita.
|
IV. Objetivos:
Identificar as sílabas simples e complexas.
Desenvolver a atenção e concentração dos alunos durante a
realização do bingo.
|
V. Conteúdo:
As sílabas simples e complexas.
|
VI. Desenvolvimento
do tema:
Aula expositiva.
Discussão entre a turma.
Realização do bingo das sílabas simples e complexas.
|
VII. Recursos didáticos:
Quadro negro e giz.
Cartelas com sílabas simples e complexas.
Milho de pipoca para marcar as cartelas.
|
VIII. Avaliação:
Da participação/envolvimento dos alunos durante a aula.
Do desempenho dos alunos durante a realização do bingo.
|
XIX. Bibliografia:
BRAGANÇA, Angiolina Domanico. Porta de Papel: língua
portuguesa, 1ª série/ Angiloina Domanico Bragança, Izabela Pessoa de Melo
Carpaneda, Régia Iára Moreira Nassur. – São Paulo; FTD, 1996. (coleção Porta
de Papel) – Edição renovada.
|
Anexo 04
I. Plano de Aula:
Data: 16/04/13
|
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Matemática
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 1h/a
|
III. Tema: Conhecendo as dezenas e
unidades.
|
IV. Objetivos:
Analisar as
dezenas e unidades.
Compreender
como utilizar dezenas e unidades na resolução de exercícios.
|
V. Conteúdo:
Dezenas e unidades.
|
VI. Desenvolvimento
do tema:
Aula
expositiva com auxílio de quadro negro e giz.
|
VII. Recursos didáticos:
Quadro negro e
giz.
Material
dourado.
|
VIII. Avaliação:
Participação/envolvimento
dos alunos durante a explicação do conteúdo.
Atividade
individual sobre o conteúdo abordado.
|
XIX. Bibliografia:
PASSOS, Célia. Eu gosto de matemática, 1ª série( 2º
ano)/Célia Passos, Zeneide Silva.– São Paulo; Companhia Editora Nacional,
1996.
|
Anexo 5
I. Plano de Aula:
Data: 27/11/12 e 28/11/12.
|
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Português
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 2h/a
|
III. Tema: A utilização de rótulos como
recurso didático.
|
IV. Objetivos:
Analisar letras de
imprensa/bastão e cursiva.
Identificar palavras que contém
as iniciais do nome de cada aluno e/ou letras dos seus nomes.
Analisar as informações
contidas no rótulo como data de fabricação e validade, quilogramas, gramas,
Ml e informações nutricionais.
Observar as imagens que representam cada produto.
|
V. Conteúdo:
Letras bastão/imprensa e cursiva.
Informações contidas nos rótulos.
|
VI. Desenvolvimento do tema:
Solicitar aos alunos que tragam nesse dia rótulos.
Colar no caderno um rótulo.
Transcrever no caderno as palavras dos rótulos que contém
as iniciais e/ou letras dos seus nomes e circular as mesmas.
Fazer um
desenho que represente o produto.
|
VII. Recursos
didáticos:
Rótulos.
Caderno.
Cola.
Lápis e borracha.
|
VIII. Avaliação:
Do desempenho e concentração dos alunos durante a
realização da atividade.
|
XIX. Bibliografia:
CAVÉQUIA, Marcia Paganini. A escola é nossa: letramento e
alfabetização, 2º ano/ Marcia Paganini Cavéquia. – São Paulo: Scipione, 2011.
– (Coleção a escola é nossa).
|
Anexo 6
I. Plano de Aula:
Data: 19/03/13
|
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Ciências
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 1h/a
|
III. Tema: Conhecendo
o ser vivo planta.
|
IV. Objetivos:
Analisar a constituição/características das plantas.
Compreender o ciclo de vida da planta.
|
V. Conteúdo:
Constituição e ciclo de vida das plantas.
|
VI. Desenvolvimento
do tema:
Aula expositiva.
Comparação do ciclo de vida das
plantas com o dos outros seres vivos.
Atividade em que os alunos
devem identificar na figura de um pé de tomate as suas respectivas partes: folha, flor, fruto, caule, raiz e
pintá-la.
|
VII. Recursos didáticos:
Cartaz contendo a figura de uma árvore com a nomeação de
suas respectivas partes.
Atividade
com a figura de um pé de tomate.
|
VIII. Avaliação:
Da
participação/envolvimento dos alunos durante a exposição
Do
desempenho dos alunos na realização da atividade
|
XIX. Bibliografia:
VASCONCELOS, Adson. Atividade na sala de aula, 1º ano: ensino
fundamental/ Adson Vasconcelos. – 1. Ed. – São Paulo: 2010. – (Coleção
atividade na sala de aula).
|
Anexo 7
I. Plano de Aula:
Data: 14/05/13
|
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Matemática
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 2h/a
|
III. Tema: Apresentação
e representação dos números em dezenas e unidades.
|
IV. Objetivos:
Identificar dezenas e unidades. Somar. |
V. Conteúdo:
Dezenas
e unidades.
Adição.
|
VI. Desenvolvimento
do tema:
Atividade em que os alunos devem circular entre alguns grupos de cartões (cada cartão representado pelo número dez) aquele que indica dez dezenas; escrever em algarismos os números formados pelas dezenas e unidades indicadas em uma outra questão e, efetuar contas de adição.
|
VII. Recursos
didáticos:
Quadro negro e giz.
Caderno.
Lápis e borracha.
|
VIII. Avaliação:
Do desempenho dos alunos na resolução da atividade.
|
XIX. Bibliografia:
PASSOS, Célia. Eu gosto de matemática, 1ª série (2º ano)
/Célia Passos, Zeneide Silva. – São Paulo; Companhia Editora Nacional, 1996.
|
Anexo 8
I. Plano de Aula:
Data: 05/03/13
|
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Ciências.
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 1h/a
|
III. Tema: Diferenciação
entre os seres vivos e não vivos.
|
IV. Objetivos:
Identificar os seres vivos e os
seres não vivos.
|
V. Conteúdo:
Seres Vivos.
|
VI. Desenvolvimento
do tema:
Aula
expositiva e dialogada.
Socialização dos alunos a respeito
do conteúdo explicado.
Utilização de objetos que caracterizem seres vivos
e não vivos, como por exemplo: árvore (ser vivo) e a caneta (ser não vivo).
Atividade individual sobre o conteúdo abordado.
|
VII. Recursos
didáticos:
Atividade do livro didático.
|
VIII. Avaliação:
Participação/envolvimento
dos alunos durante a explicação do conteúdo.
Desempenho dos
mesmos na resolução da atividade.
|
XIX. Bibliografia:
VASCONCELOS,
Adson. Atividade na sala de aula, 1º ano: ensino fundamental/ Adson Vasconcelos.
– 1. Ed. – São Paulo: 2010. – (Coleção atividade na sala de aula).
|
Anexo 9
I. Plano de Aula:
Data:
27/11/2012
|
II. Dados de Identificação:
Escola:
ESCOLA
DE EDUCAÇÃO BASICA PROFESSOR PEDRO DE FRANÇA REIS
Professor
(a): EDINEUZA
Disciplina:
Série:
1º ANO
Turma:
UNICA
Período:
VESPERTINO
|
III. Tema:
- A história da
minha escola
|
IV. Objetivos:
Objetivo geral:
Promover o desenvolvimento da comunicação oral e produção de texto.
Objetivos específicos: Aprimorar a fala em situação de comunicação oral ;
Participar de uma
situação de comunicação oral formal;
Estimular a
produção de textos em linguagem escrita;
Incentivar
a interação entre os alunos.
|
V. Conteúdo:
CONSTRUÇÃO DE
HISTÓRIAS
|
VI. Desenvolvimento do tema: Serão
utilizadas gravuras de histórias conhecidas onde os alunos iram desenvolver
sua própria produção de forma oral o que tem como objetivo desenvolver nos
alunos a oralidade e a produção de textos criados por eles. Logo depois será
falado a respeito da historia da escola e a importância de cada funcionário
para o funcionamento da mesma.
Os alunos iram fazer um
passeio pela escola com um questionário.
A proposta é que os mesmo façam entrevistas com os funcionários e
observem o ambiente escolar fazendo anotações do que acham interessantes, ao
chegarem à sala de aula todas as observações feitas serão socializadas entre
os mesmos.
|
VII. Recursos
didáticos: Gravuras
de Histórias infantis, Reconhecimento do prédio da escola,Lápis e Caderno.
|
VIII. Avaliação:
Será
avaliada a participação do aluno durante a realização das atividades.
|
XIX.Bibliografia:http://revistaescola.abril.com.br/fundamental1/comunicacao-oral-entrevista-contexto-estudo-678728.shtml
|
Anexo 10
I. Plano de Aula:
Data: 02/07/2013
|
II. Dados de Identificação:
Escola:
Escola: Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis
Professor
(a): Edineuza
Disciplina:Língua
Portuguesa
Série:
2º ano
Turma:
única
Período:
Vespertino
|
III. Tema: Aula no laboratório de informática
-
|
IV. Objetivos:
Objetivo geral: Proporcionar o contato entre os alunos e os computadores. Objetivos específicos: Promover o contato com as ferramentas do computador; Promover a fixação dos conteúdos vistos em sala de aula através de jogos educativos |
V.
Conteúdo:
Jogos
educativos
|
VI. Desenvolvimento
do tema: descrição da abordagem teórica e prática do tema
|
VII. Recursos didáticos: Sala de informática
Ferramentas do computador;
Internet;
|
VIII. Avaliação: Será avaliado o contato das
crianças com o computador, bem como sua aprendizagem e raciocínio
|
XIX. Bibliografia:
|
Anexo 11
I. Plano de Aula:
Data:
06/11/13
|
II. Dados de Identificação:
Escola:
Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis
Professor
(a): Edineuza
Disciplina:Língua
Portuguesa
Série:
1º ano
Turma:
única
Período:
Vespertino
|
III. Tema:
- Aula voltada para o desenvolvimento da aprendizagem
por meio da ludicidade
|
IV. Objetivos
Objetivo geral Promover e facilitar a aprendizagem dos alunos por meio
da ludicidade
Objetivos
específicos: Fazer a relação entre o objeto e sua escrita ;
Promover a interação entre os alunos |
V. Conteúdo:
Relação fonema- grafema
|
VI. Desenvolvimento do tema: A atividade foi
realizada na sala de aula, os alunos
demonstraram alegria ao verem os brinquedos, além de curiosidade e
expectativa acerca do que iriam fazer;
As regras da brincadeira “ Caça tesouro”
foram explicadas, cada aluno possuía em mãos um brinquedo e as placas que
continham os nomes de cada brinquedo foram devidamente espalhadas, assim os
estudantes procuravam pela sala a escrita correspondente ao seu brinquedo.
Entretanto, um aluno que se destaca por seu comportamento tímido se recusou a
participar.
As crianças conseguiram realizar o que era proposto,
apesar de algumas apresentarem certas dificuldades para isso. Em seguida cada
criança escolheu e escreveu no quadro o nome de um brinquedo pertencente a um
colega;
|
VII. Recursos didáticos: Brinquedos; Papel
emborrachado Tesoura; Lápis hidrocor
|
VIII. Avaliação: Será avaliado a interação e participação dos alunos;
Desempenho
demonstrado pelos alunos;
.
|
XIX. Bibliografia:
|
Anexo 12
I. Plano de Aula:
Data: 09/04/13
|
II. Dados de Identificação:
Escola:
Escola Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis
Professor
(a): Edineuza Maria Góes
Disciplina:
Língua Portuguesa
Série:
2º ano
Turma:
‘’U’’
Período:
Vespertino
|
III.
Tema: Combinados da turma
|
IV. Objetivos:
Objetivo geral:
Fazer as regrinhas com participação
de todos. Onde todos possam entender o que pode e o que não pode na escola.
Objetivos específicos:
|
V. Conteúdo:
Saber sobre o passado, presente e futuro e envolver a família nos
estudos dos filhos.
|
VI.
Desenvolvimento do tema: Pedir
para que cada aluno leve fotos desde
a barriga da mamãe e que seus pais falem sobre aquela foto com que foi onde
estavam etc... Assim na aula do dia seguinte faremos o painel da infância com
todas as fotos deles. Cada um vai falar sobre suas fotos, e toda turma irá
socializar. Faremos perguntas para gerar suas curiosidades a respeito
daqueles momentos. Além de relatarmos sobre noções de tempo como o
passado, presente e futuro.
|
VII. Recursos
didáticos: (quadro, giz, retro-projetor, etc.) e fontes
histórico-escolares (filme, música, quadrinhos, etc.)
|
VIII. Avaliação: Será avaliada a participação dos
alunos , bem como o envolvimento dos pais..
|
XIX. Bibliografia:
|
Anexo 13
I. Plano de Aula:
Data:
16/04/2013 e 17/04/2013
|
II. Dados de Identificação:
Escola:
Escola Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis
Professor
(a): Edineuza Maria Góes
Disciplina:
Língua Portuguesa
Série:
2º ano
Turma:
‘’U’’
Período:
Vespertino
|
III. Tema:
Conhecendo o jornal
|
IV. Objetivos:
Objetivo geral:
Desenvolver o gosto pela leitura e escrita através do jornal.
Objetivos específicos: Reconhecer
todos os tipos de jornais;
Desenvolver mais a coordenação motora.
Promover autonomia.
|
V. Conteúdo:
Jornal
|
VI.
Desenvolvimento do tema: Na
primeira aula :Explicar os diversos
tipos de jornal manual, televisionado, as noticias, os classificados e os
anúncios. Em seguida cada um pode olhar e escolher a noticia que mais chamou
sua atenção, então os alunos irão escolher e colar em uma folha, em seguida
realizar uma apresentação para os colegas sobre o texto que escolheram.
Passaremos como tarefa de casa cada um assistir um jornal com os pais para
contra no dia seguinte e trazer a noticia escrita. Na segunda aula: Ao
chegarem apresentaram a notícia feita com ajuda dos pais, depois realizaram
corte e colagem do jornal para montar um texto e após o intervalo foi criado
um jornal da turma com a notícia do dia intitulado “Menino chutador de
garrafas. Cuidado”! E transcreveram para o caderno.
|
VII. Recursos
didáticos: Jornal, tesoura, cartolina, cola, caderno,
gravuras e lápis.
|
VIII. Avaliação: Será avaliado o interesse dos
alunos pelo assunto novo e suas interações com a aula realizaram uma tarefa
de colagem de figuras e palavras formando um texto. E também criaram um
jornal com a notícia da própria turma.
|
XIX. Bibliografia:
|
A
Anexo 14
I. Plano de Aula:
Data:
08/05/2013
|
II. Dados de Identificação:
Escola:
ESCOLA
DE EDUCAÇÃO BASICA PROFESSOR PEDRO DE FRANÇA REIS
Professor
(a): EDINEUZA
Disciplina:
Série:
2º ANO
Turma:
UNICA
Período:
VESPERTINO
|
III. Tema:
- Disputa de Leitura
|
IV. Objetivos:
Objetivo geral:
Fortalecer o processo de leitura de frazes e textos;
Criar o hábito de leitura;
Discutir sobre o texto,
promovendo a capacidade crítica e reflexiva;
Interpretação e
compreensão de novas palavras.
|
V. Conteúdo:
Histórias e frases
variadas;
|
VI. Desenvolvimento
do tema:
Escrever no quadro um grupo de frases para
que cada aluno leia a frase quando for a sua vez, a ordem será determinada
pela professora e a escolha da frase será relacionada ao nível de
aprendizagem de cada aluno. A atividade terá como motivação, a atribuição de
pontos, visto que os alunos mostram interesse em competir entre eles, no fim
ganha o grupo (meninos ou meninas) que ler o maior número de frases (curtas
ou longas). Logo em seguida será escrito no quadro o texto‘’ Identidade’’,
para que os alunos transcrevam no caderno, o texto será lido e em seguida
interpretado pelos alunos. Depois será passada uma atividade para casa, pois
fazendo a leitura do texto junto com os pais para responder as perguntas
sobre o texto, a criança pratica a interpretação do que lê, e facilita
bastante à compreensão das palavras.
|
VII.
Recursos didáticos: Quadro; Giz; Livro.
|
VIII. Avaliação: Será avaliada a participação do aluno
durante a realização das atividades.
|
XIX. Bibliografia:
|
Anexo 15
I. Plano de Aula:
Data:
03/07/2012
|
II. Dados de Identificação:
Escola:
ESCOLA
DE EDUCAÇÃO BASICA PROFESSOR PEDRO DE FRANÇA REIS
Professor
(a): EDINEUZA
Disciplina:
Série:
1º ANO
Turma:
UNICA
Período:
VESPERTINO
|
III. Tema:
- Confecção de fantoches de papelão
|
IV. Objetivos:
Objetivo
geral: Estimula a
criatividade do aluno e favorecer a
socialização através de atividades em grupo.
Objetivos
específicos: Estimular o
pensamento simbólico;
Comunicação por meio de personagens;
Construir
materiais lúdicos com materiais recicláveis;
Construção de seus próprios materiais para
atividades interdisciplinares.
|
V. Conteúdo:
Construção de
histórias
|
VI. Desenvolvimento
do tema:
A
aula será iniciada com a apresentação de figuras onde as crianças terão que
pintar, logo depois as figuras serão recortadas e coladas em papelão para a criação dos
fantoches.Por fim será solicitado aos alunos que dêem nome aos personagens e criem histórias com os mesmos.
|
VII. Recursos didáticos: cola, lápis de cor,
papelão, palito de churrasco e tesoura.
|
VIII. Avaliação:
Será
avaliada a participação do aluno durante a confecção dos fantoches;
A interação do mesmo durante a criação das
histórias.
|
XIX. Bibliografia:
|
Anexo 16
I. Plano de Aula:
Data:
16/04/2013
|
II. Dados de Identificação:
Escola:
Escola Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis
Professor
(a): Edineuza Maria Góes
Disciplina:
Língua Portuguesa
Série:
2º ano
Turma:
‘’U’’
Período:
Vespertino
|
III.
Tema: Linha do tempo.
|
IV. Objetivos:
Objetivo geral:
Promover a aproximação da família com
os estudos dos filhos.
Objetivos específicos: Incluir os familiares no processo de aprendizagens. Noções de tempo.
|
V. Conteúdo:
Relato das noções
de tempo
|
VI.
Desenvolvimento do tema: Pedir
para que cada aluno leve fotos desde
a barriga da mamãe e que seus pais falem sobre aquela foto com que foi onde
estavam etc... Assim na aula do dia seguinte faremos o painel da infância com
todas as fotos deles. Cada um vai falar sobre suas fotos, e toda turma irá
socializar. Faremos perguntas para gerar suas curiosidades a respeito
daqueles momentos. Além de relatarmos sobre
|
VII. Recursos
didáticos: Fotos, papel quarenta, cola e lápis piloto.
|
VIII. Avaliação: Será avaliada a participação dos
alunos , bem como o envolvimento dos pais..
|
XIX. Bibliografia: indicar toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula
dividindo-a entre básica e
complementar
|
0 comentários:
Postar um comentário