Planos de aula

| |
O plano de aula funciona como um instrumento no qual o professor aborda de forma detalhada as atividades que pretende executar dentro da sala de aula, assim como a relação dos meios que ele utilizará para realização das mesmas. De maneira bem sintetizada pode-se dizer que o plano de aula é uma previsão de tudo o que será feito dentro de classe em um período determinado.

Fonte: Educador

Segue abaixo o Planejamento de intervenção do Pibid Pedagogia Uneal, na sala de aula:



Anexo 1
I. Plano de Aula:
Data: 13/11/2012
II. Dados de Identificação:
Escola: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA PROFESSOR PEDRO DE FRANÇA REIS
Professor (a): EDINEUZA
Disciplina:
Série: 1º ANO
Turma: UNICA
Período: VESPERTINO
III. Tema:
- Trabalhando o alfabeto com música.
IV. Objetivos:
Objetivo geral: Promover e facilitar a aprendizagem através da música;
Objetivos específicos: Fazer a relação entre fonema-grafema, utilizando os recursos sonoros e visuais do DVD;
Promover a liberdade da escolha de uma música;
Incentivar a interação entre os alunos.
V. Conteúdo: Música

VI. Desenvolvimento do tema:
As bolsistas utilizarão os recursos da escola para realizar a atividade. No dia proposto, as crianças serão levadas para a sala de vídeo, onde sentarão em circulo;
Em seguida, iremos incentivar aos alunos cantarem juntos a música do alfabeto, para ajudar em sua memorização, tendo em consideração que alguns ainda não conseguem aprender as letras ou vincular as letras ao som.
Após a música do alfabeto, as bolsistas junto aos alunos, irão fazer a relação entre letra e som, utilizando o alfabeto que aparecerá na tela do DDD.
Passado o momento do alfabeto, os alunos terão liberdade para escolher e cantar em dupla as músicas do DVD da galinha pintadinha, enquanto o restante dos alunos ficarão apoiando e incentivando os colegas a realizar essa atividade.


VII. Recursos didáticos: Aparelho de DVD; Televisão; Músicas: Microfones.
VIII. Avaliação: Será avaliada a participação e a interação do aluno durante a atividade.
XIX. Bibliografia:


Anexo 2
I. Plano de Aula:
Data: Data: 19/03/13
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Matemática
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 2h/a
III. Tema:
As formas geométricas em relação ao cotidiano do aluno.
IV. Objetivos:
Identificar as diferentes formas geométricas.
Analisar as diferentes características das formas geométricas.
Desenvolver a atenção e concentração dos alunos durante a realização do bingo das formas geométricas.
V. Conteúdo:
As formas geométricas
VI. Desenvolvimento do tema:
Aula expositiva.
No decorrer da explicação, relacionar algumas das formas geométricas com objetos da sala de aula e do cotidiano do aluno.
Discussão/debate entre a turma.
Bingo das formas geométricas.
VII. Recursos didáticos:
Cartaz.
Figuras de formas geométricas.
Cartelas com figuras de formas geométricas.
VIII. Avaliação:
Da participação/envolvimento da turma durante a exposição.
Do desempenho dos alunos durante a realização do bingo.
XIX. Bibliografia:
PASSOS, Célia. Eu gosto de matemática, 1ª série (2º ano)/Célia Passos, Zeneide Silva. – São Paulo; Companhia Editora Nacional, 1996.


Anexo 3
I. Plano de Aula:
Data: 18/06/13.
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Português
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 2h/a
III. Tema: O reconhecimento de sílabas simples e complexas no desenvolvimento da leitura e escrita.
IV. Objetivos:
Identificar as sílabas simples e complexas.
Desenvolver a atenção e concentração dos alunos durante a realização do bingo.
V. Conteúdo:
As sílabas simples e complexas.
VI. Desenvolvimento do tema:
Aula expositiva.
Discussão entre a turma.
Realização do bingo das sílabas simples e complexas.
VII. Recursos didáticos:
Quadro negro e giz.
Cartelas com sílabas simples e complexas.
Milho de pipoca para marcar as cartelas.
VIII. Avaliação:
Da participação/envolvimento dos alunos durante a aula.
Do desempenho dos alunos durante a realização do bingo.
XIX. Bibliografia:
BRAGANÇA, Angiolina Domanico. Porta de Papel: língua portuguesa, 1ª série/ Angiloina Domanico Bragança, Izabela Pessoa de Melo Carpaneda, Régia Iára Moreira Nassur. – São Paulo; FTD, 1996. (coleção Porta de Papel) – Edição renovada.

Anexo 04
I. Plano de Aula:
Data: 16/04/13
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Matemática
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 1h/a
III. Tema: Conhecendo as dezenas e unidades.
IV. Objetivos:

Analisar as dezenas e unidades.
Compreender como utilizar dezenas e unidades na resolução de exercícios.
V. Conteúdo:
Dezenas e unidades.
VI. Desenvolvimento do tema:
Aula expositiva com auxílio de quadro negro e giz.
VII. Recursos didáticos:
Quadro negro e giz.
Material dourado.
VIII. Avaliação:
Participação/envolvimento dos alunos durante a explicação do conteúdo.
Atividade individual sobre o conteúdo abordado.
XIX. Bibliografia:
PASSOS, Célia. Eu gosto de matemática, 1ª série( 2º ano)/Célia Passos, Zeneide Silva.– São Paulo; Companhia Editora Nacional, 1996.

Anexo 5
I. Plano de Aula:
Data: 27/11/12 e 28/11/12.
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Português
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 2h/a
III. Tema: A utilização de rótulos como recurso didático.
IV. Objetivos:

Analisar letras de imprensa/bastão e cursiva.
Identificar palavras que contém as iniciais do nome de cada aluno e/ou letras dos seus nomes.
Analisar as informações contidas no rótulo como data de fabricação e validade, quilogramas, gramas, Ml e informações nutricionais.
Observar as imagens que representam cada produto.
V. Conteúdo:
Letras bastão/imprensa e cursiva.
Informações contidas nos rótulos.
VI. Desenvolvimento do tema:
Solicitar aos alunos que tragam nesse dia rótulos.
Colar no caderno um rótulo.
Transcrever no caderno as palavras dos rótulos que contém as iniciais e/ou letras dos seus nomes e circular as mesmas.
Fazer um desenho que represente o produto.
VII. Recursos didáticos:
Rótulos.
Caderno.
Cola.
Lápis e borracha.
VIII. Avaliação:
Do desempenho e concentração dos alunos durante a realização da atividade.
XIX. Bibliografia:
CAVÉQUIA, Marcia Paganini. A escola é nossa: letramento e alfabetização, 2º ano/ Marcia Paganini Cavéquia. – São Paulo: Scipione, 2011. – (Coleção a escola é nossa).


Anexo 6
I. Plano de Aula:
Data: 19/03/13
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Ciências
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 1h/a
III. Tema: Conhecendo o ser vivo planta.
IV. Objetivos:
Analisar a constituição/características das plantas.
Compreender o ciclo de vida da planta.
V. Conteúdo:
Constituição e ciclo de vida das plantas.
VI. Desenvolvimento do tema:
Aula expositiva.
Comparação do ciclo de vida das plantas com o dos outros seres vivos.
Atividade em que os alunos devem identificar na figura de um pé de tomate as suas respectivas partes: folha, flor, fruto, caule, raiz e pintá-la.
VII. Recursos didáticos:
Cartaz contendo a figura de uma árvore com a nomeação de suas respectivas partes.
Atividade com a figura de um pé de tomate.
VIII. Avaliação:

Da participação/envolvimento dos alunos durante a exposição
Do desempenho dos alunos na realização da atividade
XIX. Bibliografia:
VASCONCELOS, Adson. Atividade na sala de aula, 1º ano: ensino fundamental/ Adson Vasconcelos. – 1. Ed. – São Paulo: 2010. – (Coleção atividade na sala de aula).
Anexo 7
I. Plano de Aula:
Data: 14/05/13
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Matemática
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 2h/a
III. Tema: Apresentação e representação dos números em dezenas e unidades.
IV. Objetivos:
Identificar dezenas e unidades. Somar.
V. Conteúdo:
Dezenas e unidades.
Adição.
VI. Desenvolvimento do tema:
Atividade em que os alunos devem circular entre alguns grupos de cartões (cada cartão representado pelo número dez) aquele que indica dez dezenas; escrever em algarismos os números formados pelas dezenas e unidades indicadas em uma outra questão e, efetuar contas de adição.
VII. Recursos didáticos:
Quadro negro e giz.
Caderno.
Lápis e borracha.
VIII. Avaliação:
Do desempenho dos alunos na resolução da atividade.
XIX. Bibliografia:
PASSOS, Célia. Eu gosto de matemática, 1ª série (2º ano) /Célia Passos, Zeneide Silva. – São Paulo; Companhia Editora Nacional, 1996.

Anexo   8
I. Plano de Aula:
Data: 05/03/13
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola de Ensino Fundamental Jayme de Altavilla
Professor (a): Edineide Bezerra de Brito
Disciplina: Ciências.
Série: 2º ano
Turma: “B”
Período: 1h/a
III. Tema: Diferenciação entre os seres vivos e não vivos.
IV. Objetivos:
Identificar os seres vivos e os seres não vivos.
V. Conteúdo:
Seres Vivos.
VI. Desenvolvimento do tema:
Aula expositiva e dialogada.
Socialização dos alunos a respeito do conteúdo explicado.
Utilização de objetos que caracterizem seres vivos e não vivos, como por exemplo: árvore (ser vivo) e a caneta (ser não vivo).
Atividade individual sobre o conteúdo abordado.
VII. Recursos didáticos:

Atividade do livro didático.
VIII. Avaliação:

Participação/envolvimento dos alunos durante a explicação do conteúdo.
Desempenho dos mesmos na resolução da atividade. 
XIX. Bibliografia:
VASCONCELOS, Adson. Atividade na sala de aula, 1º ano: ensino fundamental/ Adson Vasconcelos. – 1. Ed. – São Paulo: 2010. – (Coleção atividade na sala de aula).

Anexo 9
I. Plano de Aula:
Data: 27/11/2012
II. Dados de Identificação:
Escola: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA PROFESSOR PEDRO DE FRANÇA REIS
Professor (a): EDINEUZA
Disciplina:
Série: 1º ANO
Turma: UNICA
Período: VESPERTINO

III. Tema:
-  A história da minha escola

IV. Objetivos:
Objetivo geral: Promover o desenvolvimento da comunicação oral e produção de texto.

Objetivos específicos: Aprimorar a fala em situação de comunicação oral ;
Participar de uma situação de comunicação oral formal;
Estimular a produção de textos em linguagem escrita;
Incentivar a interação entre os alunos.

V. Conteúdo: CONSTRUÇÃO DE HISTÓRIAS

VI. Desenvolvimento do tema: Serão utilizadas gravuras de histórias conhecidas onde os alunos iram desenvolver sua própria produção de forma oral o que tem como objetivo desenvolver nos alunos a oralidade e a produção de textos criados por eles. Logo depois será falado a respeito da historia da escola e a importância de cada funcionário para o funcionamento da mesma.
Os alunos iram fazer um passeio pela escola com um questionário.  A proposta é que os mesmo façam entrevistas com os funcionários e observem o ambiente escolar fazendo anotações do que acham interessantes, ao chegarem à sala de aula todas as observações feitas serão socializadas entre os mesmos.
VII. Recursos didáticos: Gravuras de Histórias infantis, Reconhecimento do prédio da escola,Lápis e Caderno.

VIII. Avaliação: Será avaliada a participação do aluno durante a realização das atividades.



Anexo 10
I. Plano de Aula:
Data: 02/07/2013
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola: Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis
Professor (a): Edineuza
Disciplina:Língua Portuguesa
Série: 2º ano
Turma: única
Período: Vespertino

III. Tema: Aula no laboratório de informática
-
IV. Objetivos: 
Objetivo geral: Proporcionar o contato entre os alunos e os computadores.
Objetivos específicos: Promover o contato com as ferramentas do computador;
Promover a fixação dos conteúdos vistos em sala de aula através de jogos educativos
V. Conteúdo: Jogos educativos
VI. Desenvolvimento do tema: descrição da abordagem teórica e prática do tema

VII. Recursos didáticos: Sala de informática Ferramentas do computador;
Internet;
VIII. Avaliação: Será avaliado o contato das crianças com o computador, bem como sua aprendizagem e raciocínio
XIX. Bibliografia:


Anexo 11
I. Plano de Aula:
Data: 06/11/13
II. Dados de Identificação:
Escola: Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis
Professor (a): Edineuza
Disciplina:Língua Portuguesa
Série: 1º ano
Turma: única
Período: Vespertino

III. Tema:
- Aula voltada para o desenvolvimento da aprendizagem por meio da ludicidade
IV. Objetivos
Objetivo geral Promover e facilitar a aprendizagem dos alunos por meio da ludicidade
Objetivos específicos: Fazer a relação entre o objeto e sua escrita ;
Promover a interação entre os alunos
V. Conteúdo:  Relação fonema- grafema
VI. Desenvolvimento do tema: A atividade foi realizada na sala de aula, os  alunos demonstraram alegria ao verem os brinquedos, além de curiosidade e expectativa acerca do que iriam fazer;
As regras da brincadeira “ Caça tesouro” foram explicadas, cada aluno possuía em mãos um brinquedo e as placas que continham os nomes de cada brinquedo foram devidamente espalhadas, assim os estudantes procuravam pela sala a escrita correspondente ao seu brinquedo. Entretanto, um aluno que se destaca por seu comportamento tímido se recusou a participar.
As crianças conseguiram realizar o que era proposto, apesar de algumas apresentarem certas dificuldades para isso. Em seguida cada criança escolheu e escreveu no quadro o nome de um brinquedo pertencente a um colega;
VII. Recursos didáticos: Brinquedos; Papel emborrachado Tesoura; Lápis hidrocor
VIII. Avaliação: Será avaliado a interação e participação dos alunos;
Desempenho demonstrado pelos alunos;
.
XIX. Bibliografia:
Anexo 12
I. Plano de Aula:
Data: 09/04/13

II. Dados de Identificação:
Escola: Escola Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis
Professor (a): Edineuza Maria Góes
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 2º ano
Turma: ‘’U’’
Período: Vespertino

III. Tema: Combinados da turma

IV. Objetivos:
Objetivo geral: Fazer as regrinhas com participação de todos. Onde todos possam entender o que pode e o que não pode na escola.
Objetivos específicos:
V. Conteúdo: Saber sobre o passado, presente e futuro e envolver a família nos estudos dos filhos.

VI. Desenvolvimento do tema: Pedir para que cada aluno leve fotos desde a barriga da mamãe e que seus pais falem sobre aquela foto com que foi onde estavam etc... Assim na aula do dia seguinte faremos o painel da infância com todas as fotos deles. Cada um vai falar sobre suas fotos, e toda turma irá socializar. Faremos perguntas para gerar suas curiosidades a respeito daqueles momentos. Além de relatarmos sobre noções de tempo como o passado, presente e futuro.

VII. Recursos didáticos: (quadro, giz, retro-projetor, etc.) e fontes histórico-escolares (filme, música, quadrinhos, etc.)

VIII. Avaliação: Será avaliada a participação dos alunos , bem como o envolvimento dos pais..

XIX. Bibliografia
Anexo 13
I. Plano de Aula:
Data: 16/04/2013 e 17/04/2013
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis
Professor (a): Edineuza Maria Góes
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 2º ano
Turma: ‘’U’’
Período: Vespertino

III. Tema:
Conhecendo o jornal
IV. Objetivos:
Objetivo geral: Desenvolver o gosto pela leitura e escrita através do jornal.
Objetivos específicos: Reconhecer todos os tipos de jornais;
Desenvolver mais a coordenação motora.
Promover autonomia.

V. Conteúdo: Jornal

VI. Desenvolvimento do tema: Na primeira aula :Explicar os diversos tipos de jornal manual, televisionado, as noticias, os classificados e os anúncios. Em seguida cada um pode olhar e escolher a noticia que mais chamou sua atenção, então os alunos irão escolher e colar em uma folha, em seguida realizar uma apresentação para os colegas sobre o texto que escolheram. Passaremos como tarefa de casa cada um assistir um jornal com os pais para contra no dia seguinte e trazer a noticia escrita. Na segunda aula: Ao chegarem apresentaram a notícia feita com ajuda dos pais, depois realizaram corte e colagem do jornal para montar um texto e após o intervalo foi criado um jornal da turma com a notícia do dia intitulado “Menino chutador de garrafas. Cuidado”! E transcreveram para o caderno.

VII. Recursos didáticos: Jornal, tesoura, cartolina, cola, caderno, gravuras e lápis.

VIII. Avaliação: Será avaliado o interesse dos alunos pelo assunto novo e suas interações com a aula realizaram uma tarefa de colagem de figuras e palavras formando um texto. E também criaram um jornal com a notícia da própria turma.
XIX. Bibliografia:
A
Anexo 14
I. Plano de Aula:
Data: 08/05/2013
II. Dados de Identificação:
Escola: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA PROFESSOR PEDRO DE FRANÇA REIS
Professor (a): EDINEUZA
Disciplina:
Série: 2º ANO
Turma: UNICA
Período: VESPERTINO
III. Tema:
- Disputa de Leitura

IV. Objetivos:
Objetivo geral: Fortalecer o processo de leitura de frazes e textos;
Criar o hábito de leitura;
Discutir sobre o texto, promovendo a capacidade crítica e reflexiva;
Interpretação e compreensão de novas palavras.
V. Conteúdo: Histórias e frases variadas;
VI. Desenvolvimento do tema:
Escrever no quadro um grupo de frases para que cada aluno leia a frase quando for a sua vez, a ordem será determinada pela professora e a escolha da frase será relacionada ao nível de aprendizagem de cada aluno. A atividade terá como motivação, a atribuição de pontos, visto que os alunos mostram interesse em competir entre eles, no fim ganha o grupo (meninos ou meninas) que ler o maior número de frases (curtas ou longas). Logo em seguida será escrito no quadro o texto‘’ Identidade’’, para que os alunos transcrevam no caderno, o texto será lido e em seguida interpretado pelos alunos. Depois será passada uma atividade para casa, pois fazendo a leitura do texto junto com os pais para responder as perguntas sobre o texto, a criança pratica a interpretação do que lê, e facilita bastante à compreensão das palavras.
VII. Recursos didáticos: Quadro; Giz; Livro.

VIII. Avaliação: Será avaliada a participação do aluno durante a realização das atividades.

XIX. Bibliografia:


Anexo 15
I. Plano de Aula:
Data: 03/07/2012
II. Dados de Identificação:
Escola: ESCOLA DE EDUCAÇÃO BASICA PROFESSOR PEDRO DE FRANÇA REIS
Professor (a): EDINEUZA
Disciplina:
Série: 1º ANO
Turma: UNICA
Período: VESPERTINO
III. Tema:
- Confecção de fantoches de papelão

IV. Objetivos:
Objetivo geral: Estimula a criatividade do aluno e favorecer  a socialização através de atividades em grupo.
Objetivos específicos: Estimular o pensamento simbólico;
Comunicação por meio de personagens;
Construir  materiais lúdicos com materiais recicláveis;
Construção de seus próprios materiais para atividades interdisciplinares.

V. Conteúdo: Construção de histórias

VI. Desenvolvimento do tema:
A aula será iniciada com a apresentação de figuras onde as crianças terão que pintar, logo depois as figuras serão recortadas  e coladas em papelão para a criação dos fantoches.Por fim será solicitado aos alunos que  dêem nome aos personagens e criem  histórias com os mesmos.
VII. Recursos didáticos: cola, lápis de cor, papelão, palito de churrasco e tesoura.

VIII. Avaliação: Será avaliada a participação do aluno durante a confecção dos fantoches;
A interação do mesmo durante a criação das histórias.

XIX. Bibliografia:
Anexo 16
I. Plano de Aula:
Data: 16/04/2013
II. Dados de Identificação:
Escola: Escola Estadual de Educação Básica Professor Pedro de França Reis
Professor (a): Edineuza Maria Góes
Disciplina: Língua Portuguesa
Série: 2º ano
Turma: ‘’U’’
Período: Vespertino

III. Tema: Linha do tempo.

IV. Objetivos:
Objetivo geral: Promover a aproximação da família com os estudos dos filhos.

Objetivos específicosIncluir os familiares no processo de aprendizagens. Noções de tempo.

V. Conteúdo: Relato das noções de tempo

VI. Desenvolvimento do tema: Pedir para que cada aluno leve fotos desde a barriga da mamãe e que seus pais falem sobre aquela foto com que foi onde estavam etc... Assim na aula do dia seguinte faremos o painel da infância com todas as fotos deles. Cada um vai falar sobre suas fotos, e toda turma irá socializar. Faremos perguntas para gerar suas curiosidades a respeito daqueles momentos. Além de relatarmos sobre noções de tempo como o passado, presente e futuro.

VII. Recursos didáticos: Fotos, papel quarenta, cola e lápis piloto.

VIII. Avaliação: Será avaliada a participação dos alunos , bem como o envolvimento dos pais..

XIX. Bibliografia: indicar toda a bibliografia consultada para o planejamento da aula dividindo-a entre  básica e complementar

0 comentários:

Postar um comentário